UFMA e SEMA recebem integrantes do Fórum da Baixada Maranhense

A última quinta-feira, dia 13/02, foi marcada por duas reuniões de planejamento entre o Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM) e seus parceiros: Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).

Pela manhã às 10:30h, o Grupo de Trabalho UFMA-FDBM reuniu-se na sala da Pró-reitoria de Extensão e Pesquisa, após os debates, foram definidas as prioridades de demandas e alinhamento das premissas para a construção de um plano de desenvolvimento viável para Baixada e Reentrâncias Maranhenses, com a finalidade de elaboração de um Termo de Cooperação Técnica entre a UFMA e o FDBM que contemple três eixos: ambiental, social e econômico (empreendedorismo). A Pró-reitora Josefinha Bentevi e os Diretores Larissa Barreto, Maíra Rocha, Denilson e Naíla Arraes fizeram as apresentações sobre os três eixos de contemplarão o projeto.

A ideia básica é que todas as intervenções devam considerar as condições ambientais, sociais, culturais e econômicas, inclusive contemplando as iniciativas exitosas já implementadas na região, exemplo:
– Polo Itans em Matinha; – Produção do queijo; – produção do mel; – farinha biriba; – criação ostensiva de patos; – divulgação e comercialização da jabiraca; – contensão da proliferação de espécies de peixes estranhos ao ambiente; – incentivo à caprino cultura; -reflorestamento, inclusive, ao longo do Dique da Baixada e barragem de Pericumã; – plantios de frutas tropicais; – estimular o ecoturismo nos lagos e campos; – certificação de produtos e – plano de manejo e regulamento.

Reunião na UFMA

Também forma discutidas algumas ações necessárias, como:  construção de parcerias com outras instituições como Uema, Ceuma, Ifma, Iemas, Embrapa, Vale, Sema, Codevasf, Agência Espacial Brasileira, Terminal Portuário de Alcântara, prefeituras e realização de visitas técnicas a Itans, projetos de Penalva (Ufma), Anajatuba, diques de produção; criação do polo de empreendedorismo rural da baixada e reentrâncias maranhense e instalação no campus da Ufma de Pinheiro.

Ficou acertado que o Grupo de Trabalho se reunirá após o Carnaval para aprovação do esboço do plano de trabalho, definir cronograma para realização seminários e lançamento do Termo de Cooperação Técnica, apresentação e divulgação do plano de desenvolvimento entre Ufma/Fórum e ciclo de palestras nos municípios. 

À tarde às 17:00h, na sala de reunião da SEMA, reuniram-se vários técnicos liderados pela Superintendente de Economia Verde, Said Zaidan. Foi apresentado aos forenses o Projeto GAEV – Gestão Ambiental e Economia, que envolve biodiversidade, conservação e controle de desenvolvimento sustentável. Esse projeto contempla 4 municípios da Baixada. O objetivo da reunião foi disseminar o projeto e fomentar parcerias.  Também foi apresentado o projeto da Reserva da Biosfera que está em estudo e que envolve a Baixada e Reentrâncias Maranhenses. O tema chamou bastante atenção dos forenses que solicitaram para serem incluídos em outros grupos de debates. Ficou acertado que seria criado um grupo para facilitar a comunicação.

Reunião na SEMA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.