O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pindaré realiza 3º dia de mobilização e 4ª reunião para discutir o processo eleitoral no municípios de Bom Jesus das Selvas.
Na última quinta-feira, 17, aconteceu a 4ª reunião de mobilização para discutir o processo eleitoral para o preenchimento de vagas de titulares e suplentes para composição do plenário do comitê de bacia hidrográfica e da diretoria efetiva do Rio Pindaré, para o período de 2022 a 2025, desta vez a mobilização aconteceu na câmara municipal de Bom Jesus das Selvas.
A reunião deu-se iniciou com a fala do presidente do comitê Raimundo Nonato que explicou o processo da formação do comitê, que tem um trajeto longo. E ao fazer essa explicação o Vereador Walber Lobo, enfatizou a importância do comitê para preservação do rio, “é primordial o comitê para termos um futuro” disse o vereador, além de garantir o suporte necessário para preservação da bacia.
A vice coordenadora do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas – Fonasc.CBH e Auxiliar de Secretária I Thereza Christina Castro, explicou sobre o que são comitês de bacias e quais suas funções “Levar informação e capacitação, pois entendemos que quem tem informações tem poder” disse a auxiliar de secretária.
O discurso foi complementado pela Vereadora Lucimar Tomazino asseverando que:
O comitê é de grande importância para todos os municípios que compõem a bacia do Rio Pindaré, é um processo democrático, é importante que todos os seguimentos tenham participação efetiva, e o comitê irá ajudar muito no município de bom Jesus nas questões ambientais, e tenho certeza que todas a entidades presentes irão apoiar e cuidar do meio ambiente, não é só abraçar presente mas o futuro.
O Prefeito do Município Luís Fernando Coelho também ressaltou a importância dos comitês de bacias hidrográficas e disse que a prefeitura está disposta a ajudar no que for preciso que
Momentos como esse faz a diferença no nosso município que estamos tentando construir um bom futuro, nos sabemos que existem muitas famílias que dependem do rio, e o nosso dever é ajudar a preservar.
Além de pedir que todas as entidades dos três setores possam fazer parte, pois assim iram dizer que estão fazendo parte do futuro do amanhã.
Estiveram presentes à reunião, alguns vereadores, presidentes de sindicatos do município de Bom Jesus das Selvas e Buriticupu, Agentes Jovens Ambientais, Indígenas e a comunidade.
O Fórum em Defesa da Baixada Maranhense irá habilitar-se a uma das vagas para compor o Comitê como membro da sociedade civil.
Assessoria de Comunicação da CONASC