Companheiros,
O Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM) está de parabéns. Havia uma expectativa de alguns colegas que João Martins eleito prefeito de Bequimão, não pudesse ou não quisesse continuar na presidência do Fórum. A primeira hipótese não existe, pois não há impedimento. A segunda foi descartada em uma reunião remota acontecida nesta segunda feira (15.03.2021), na qual João foi convencido por mim, Antônio Valente e Ana Creusa a continuar sua Gestão. Aliás, foi eleito democraticamente.
JOĀO MARTINS continua Presidente do Fórum. O fato de ser Prefeito não o impede legalmente desta função; muito pelo contrário, possibilita que este Fórum, tenha uma dimensão mais política e mais capaz de realizar uma série de ações já planejadas e outras que, ainda, serão.
Existe um movimento atual que envolve prefeitos eleitos e reeleitos na ultima eleição de algumas microrregiões das mesorregiões do Norte e Oeste maranhense – incluindo a Baixada, para criarem Consórcios Municipais. O foco é fortalecer a representação política da Região e consequentemente elevar o poder de barganha e traduzir em investimento comuns a todos os municípios. Este tipo de organização tem dado certo em alguns estados, principalmente nos quais prevalece um maior grau de maturidade e eficácia na gestão e execução do planejamento.
Cremos que, JOÃO MARTINS, pelo histórico e competência que tem, pode ser um consorciado bastante forte nesse organismo; A posição do município de Bequimão nesse território é bastante privilegiada, exemplo:
1) Ponte de Pericumã ligará esse município a toda à região noroeste do Maranhão;
2) Todos os megas Projetos que serão implantados em Alcântara – as tratativas institucionais e técnicas para a instalação do Terminal Portuário de Alcântara – TPA e o Centro Espacial de Alcântara – CEA, continuam – pela proximidade, será o mais beneficiado;
3) A demanda de mão de obra e insumos de toda ordem será grande, e JOÃO com a experiência que tem em formação, qualificação e capacitação profissional, conhecendo os órgãos e com o trânsito que conquistará no Estado e em Brasília será muito mais fácil;
4) A parceria que iniciamos com a UFMA será muito mais abrangente e frutífera. Enfim, os vários projetos que iniciamos podem continuar com o apoio do próprio Consórcio.
5) Em 16 de maio de 2015, logo após a implantação do FDBM, elaboramos e aprovamos um Plano Estratégico e definimos que a missão do Fórum deveria ser um agente articulador de projetos para o desenvolvimento sustentável da baixada maranhense, interagindo com o poder publico, privado e a sociedade e ser reconhecido como o principal defensor do desenvolvimento sustentável da baixada maranhense. Então, acreditamos estar no caminho certo.
Após um período de afastamento da presidência em que eu assumi interinamente a presidência do Fórum, João Martins está de volta ao cargo, para o qual foi eleito democraticamente. Seja bem-vindo, presidente João Martins.
Expedito Moraes, 1º Vice-Presidente do FDBM