A reconstrução da barragem faz parte de um conjunto de reinvindicações prioritárias apresentadas pelo FDBM e que consta nas páginas 10 e 11 da Cartilha do Fórum da Baixada, publicada em 2015.
Na última sexta-feira (16), o Presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM), João Martins, que também é prefeito de Bequimão, participou de reunião com representantes do Governo do Estado do Maranhão e com os prefeitos de Peri Mirim, Heliezer Soares; a prefeita de Bacurituba, Letícia de Sibá; e o vice-prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo, representando o prefeito Padre William. Dino Penha, prefeito de São Bento, justificou sua ausência, pois encontrava-se em agenda de trabalho em São Luís.
O encontro teve como objetivo viabilizar a conclusão da construção da Barragem de Maria Rita, que possui 12 km de extensão e beneficia diretamente os municípios de São Bento, Palmeirândia, Peri-Mirim e Bequimão.
Durante a reunião, os gestores municipais da região assinaram um documento conjunto, solicitando a construção dos seis quilômetros restantes da estrutura ao Estado e a manutenção dos seis quilômetros já construídos pela Prefeitura de Bequimão, com recursos próprios, na administração do ex-prefeito Zé Martins.
O ofício foi endereçado ao secretário de Estado da Agricultura Familiar, Rodrigo Lago, foi entregue ao seu secretário adjunto, Ivaldo Rodrigues. Nele, o Consórcio da Barragem de Maria Rita ressalta a importância da obra para cerca de dois mil agricultores que vivem da pesca, do plantio e da criação de animais na região.
Pleito antigo, a conclusão da Barragem de Maria Rita é defendida pelo prefeito João Martins desde os tempos em que esteve à frente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Atualmente, na condição de prefeito de Bequimão e presidente do FDBM, o gestor municipal segue empreendendo esforços dentro do movimento de articulação entre os prefeitos da região e o Governo do Maranhão.
João Martins destaca que: “com a primeira etapa concluída, já observamos resultados positivos. A barragem permitiu que a água permanecesse por mais tempo nos campos e evitou a temida salinização. É evidente a importância dessa obra para a nossa região e para a subsistência de milhares de famílias, que retiram o seu sustento dos campos inundáveis”
Também participaram da reunião que tratou da conclusão da construção da Barragem de Maria Rita o vice-prefeito de Bequimão, Sidney Nogueira (Magal); o Secretário Adjunto de Radiodifusão do Estado e diretor geral da Rádio Timbira, Robson Paz; e o ex-vereador do município e articulador politico do Governo do Estado na região, Fredson Pereira.
A barragem concluída deve beneficiar cerca de três mil famílias de agricultores familiares da região, que vivem da pesca, do plantio e da criação de pequenos animais, como porcos, galinhas e patos. A junção dos prefeitos, instituições e agentes do Governo do Estado, indicam que a obra vai ser concluída.