Fé, Texto e Contexto

Autor Antônio Francisco de Sales Padilha*

No dia 23 de dezembro de 1957, um bimotor Douglas rasgou os céus de São Luís em direção ao continente, voando baixo sobre a baia de São Marcos, desaparecendo entre as nuvens e deixando para trás a capital do Maranhão. Após a travessia da baía, podiam ser descortinadas as praias que anunciavam a chegada no continente, mais precisamente no litoral norte da Baixada Ocidental Maranhense.

Depois a última praia, lá embaixo, abriu-se uma paisagem recortada: estendidas florestas pantanosas cortadas indiscriminadamente por muitos igarapés em que se espelhava o pálido azul do céu; vastos pampas ressecados pelo forte verão tropical; pequenas ilhas, espalhadas como oásis de palmeiras; verdes bosques esmeraldinos, onde se escondem silenciosos povoados, e mais longe emergem as cidadezinhas interioranas.

São Bento era uma dessas cidadezinhas interioranas avistadas. E, para o povo dessa cidade, era uma tarde de júbilo e festa a chegada dos padres piamartinos, pois, durante a última década, a paróquia de São Bento passou por um período de muita carência de padres que permanecessem na cidade. O último vigário, o padre José de Jesus Travassos Furtado, tinha sido acometido de uma enfermidade psíquica, que não foi debelada e ele nunca se recuperou.

Havia também um mito de que São Bento havia sido excomungada pelo Bispo por conta de uma parte de sua população ter aceito a ideia de que alguns padres da Igreja Brasileira poderiam tomar conta da Igreja e passarem a ser os mentores espirituais da gente da cidade. Felizmente, a outra parte, que pelo visto era bem maior, não permitiu que os padres da Igreja Brasileira passassem do aeroporto, tendo que retornar para a cidade de Pinheiro, de onde haviam vindo. Ademais, para completar essa dádiva, os padres chegariam na antevéspera do Natal, o que intensificava a esperança de que São Bento voltasse a ter uma ação firme da Igreja, tal qual havia tido com a presença do sambentuense e agora Bispo Dom Phelipe Condurú Pacheco.

Por conta de tudo isso, os católicos fervorosos, as autoridades, os professores, os estudantes e as pessoas de todas as classes sociais, cruzaram o pequeno riacho da Velha Bárbara, equilibrando-se em troncos de palmeiras, que serviam de ponte, sob a luz forte dos raios de sol que resplandeciam nas águas outrora cristalinas do velho riacho, em direção ao Aeroporto para esperar os padres que iriam viver, revolucionar, educar, amar e serem amados pelo povo de São Bento.

Os músicos da Orquestra, conduzidos pelo Maestro Antônio Manoel Padilha, todos a postos. Os estudantes com suas bandeirinhas em punho, algumas pessoas mais afoitas aquecendo as mãos para as palmas, as autoridades limpando a garganta para evitar qualquer pigarro na hora do discurso, afinal, aquele momento, tão esperado, era um momento glorioso e nada poderia dar errado.

O campo de pouso, na verdade uma estrada de piçarra, misturada em alguns pontos com um gramado, onde o gado sonolento pastava ou deitava-se aproveitando os últimos raios de sol da ventilada tarde do fim do verão, precisava estar em condições para que o avião aterrissasse. Tão logo o roncar dos motores do DC 3 da AERONORTE foi ouvido, alguém lembrou de enxotar o gado da pista para deixá-la livre, a fim de que o bimotor pudesse pousar nas terras de São Bento, no Chão Bento. Assim foi que, em uma tarde de muito sol e muita luz, sob os acordes da Banda de Música, a saudação dos estudantes balançando as bandeirinhas e sob os efusivos aplausos dos populares, desembarcaram o Bispo Dom Alfonso Maria Ungarelli, o Padre Felix Pistone, o Padre Luigi Rebuffini, o Padre Lorenzo Franzoni e o Irmão Luigi Paoletti, – missionários pioneiros da Congregação “Sagrada Família Nazareth” de Brescia – Itália.

Ainda sob a calorosa salva de palmas, o prefeito da cidade, Sr. Benedito Maia Moniz, fez a saudação inicial, demonstrando a alegria do povo de São Bento com a chegada deles. Em seguida, a Professora Négile Atta também os saudou e disse-lhes da esperança de boas novas para a educação da cidade, que eles, com certeza, estavam trazendo.

A impressão que os padres tiveram foi que haviam chegado em um outro planeta, pois viam pessoas com traços físicos e trajes totalmente diferentes dos deles, falando uma língua incompreensível. Eles conheciam algumas palavras do português, mas não conseguiam identificar nenhuma delas. Uma coisa lhes chamou a atenção: uma invejável simplicidade e simpatia das pessoas, um calor humano incomparável.

Ainda sob os acordes da Banda de Música, rumaram para o centro da cidade em direção a casa cedida pela família de José Campos, preparada carinhosamente pela comunidade para abrigá-los. Receberam os votos de boas-vindas e saudações do Sr. Joaquim Silvestre Trinta, ilustre cidadão sambentuense, intérprete dos sentimentos de alegria dos seus conterrâneos e dos eclesiásticos filhos da terra, Dom Luís de Brito e Dom Felipe Condurú Pacheco.

Neste ano de 2017 completarão sessenta anos que esses seres de luz aportaram em nossa terra, trazendo consigo a esperança da paz, da alegria e do amor. Muitos foram os que tiveram a oportunidade de serem educados no seu Ginásio Industrial Piamarta, onde aprenderam um ofício e se tornaram cidadãos de bem. Não ficaram apenas na educação, ensinaram a criar os peixes em cativeiro, trouxeram o primeiro trator para ajudar na implementação das novas técnicas agrícolas para melhorar a produção, criaram o banco rural, para proteger o trabalhador rural da ganância dos comerciantes, criaram as cooperativas para a construção de casas aos mais necessitados, apoiaram as artes: a pintura, o teatro, a música, implantaram a primeira sala de cinema da cidade, incentivaram o desporto, cuidaram dos doentes, lhes fornecendo medicamentos, dos leprosos, criaram o Recanto da Paz, a casa dos especiais.

Enfim, a Baixada foi sendo mudada a partir de novos paradigmas trazidos por eles. Prece e Trabalho, o lema do seu mentor – Santo Giovanini Piamarta – foi implementado vigorosamente. Ensinando a rezar e a trabalhar, os padres Piamarta revolucionaram esse pequeno São Bento, esse Chão Bento, cada dia mais abençoado com as suas presenças.

Crônica publicada no Livro ECOS DA BAIXADA, páginas 90/94.

* Antônio Francisco de Sales Padilha é natural de São Bento (MA). É bacharel em Trompete e Licenciado em Música pela UnB, Mestre em Regência e Doutor em Música pelas Universidades de Aveiro/Viena. Foi Diretor da Escola de Música do Maranhão, Secretário de Estado da Cultura e Chefe do Departamento de Artes da UFMA. É autor dos livros, entre eles A linguagem dos Tons, A Construção Ilu- sória da Realidade, Direção, Ansiedade e Performance.

Uma opinião sobre “Fé, Texto e Contexto

  • 19 de agosto de 2020 em 08:00
    Permalink

    Texto muito lindo e emocionante. Parabéns, Mestre Padilha!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: