Comitê Infanto Juvenil comemora 11 anos e realiza posse dos novos diretores no Dia da Água

O Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana irá realizar a posse dos novos membros da diretoria e também comemorar seus 11 anos de estrada no dia 22 de março, às 16h, o evento irá acontecer no auditório da Faculdade Laboro, na Cidade Operária.

A cerimônia tem como objetivo dar posse aos novos membros Ananda Regina – presidente; Orlando Júnior – Vice presidente; Raquele Dutra – Secretária; Alexandre Cantenheide – Vice secretário e Luís Felipe – Tesoureiro, que ganharam a eleição realizada pelas escolas comunitárias Centro Educacional Educar, Escola Comunitária Casulo, Escola Comunitária Educando, Escola Irmã Maria do Socorro, Escola Nossa Senhora da Conceição, Instituto Educacional e Social Shalom, Instituto Educacional Nossa Senhora Aparecida, Instituto Maanaim, Instituto Maranhense Educandário Betesda e Instituto Santa Clara em 2019, mas que devido a pandemia o evento foi sendo adiado, só sendo possível o acontecimento do nesse ano de 2022.

O evento contará com uma apresentação cultural especial realizada pelas crianças do Instituto Santa Clara e Instituto Semeando Vida que participam do projeto Fortalecendo Laços com a Escola. Elas irão apresentar músicas do cancioneiro nordestino com flauta para o público presente.

O comitê possui uma longa estrada, criado em 2011, esse projeto surgiu para capacitar, mobilizar e educar ambientalmente as crianças sobre os recursos hídricos, a iniciativa surgiu para engajar a juventude no andamento de políticas públicas no Maranhão. As escolas são organizações que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento dos grupos sociais e da comunidade para a tomada de consciência dos sujeitos envolvidos nas diversas organizações sociais, favorecendo uma melhor compreensão das desigualdades sociais existentes no sistema capitalista da nossa sociedade.

No início a dificuldade era de conscientizar a comunidade para cuidar melhor do meio ambiente e de seu principal rio. E foi graças a união das escolas comunitárias com a expertise do Fonasc.CBH que foi possível formar o Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana, que passou a desenvolver ações que atenderam às demandas sociais, educacionais, ambientais e de saúde, tendo a água como tema gerador desse contingente.

Com área de 81 km², o Rio Jeniparana é uma das principais bacias da ilha de São Luís, por conta da poluição presente, os moradores da região se sentiam lesados e prejudicados, com isso a ideia de se criar um comitê voltado para ajudar o rio se tornou inovadora e convidativa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.