Os principais afluentes do rio Pindaré são: o Caru, o Santa Rita, o Maracu (que o liga ao lago de Viana), Negro, o Água Preta, o Timbira, o Buriticupu e o Zutiua.
O rio Maracu ou canal do Maracu é um curso d’água localizado no Maranhão. É um rio que conecta a região lacustre de Penalva ao lago de Viana e conecta também este ao rio Pindaré, sendo um dos mais importantes da Baixada Maranhense, banhando a cidade de Cajari.
Iniciou em 15 de março, no município de Matinha, as reuniões de mobilização e capacitação no território da Bacia Hidrográfica do Rio Pindaré. O evento , que segue até o dia 18 de março, visa capacitar sobre questões acerca do Comitê de Bacia, bem como as suas funções e importância, e contará com palestras, informações sobre o processo eleitoral e momentos de interação com os participantes.
O Fórum da Baixada irá inscrever-se para participar do Comitê de Bacia do Pindaré como representante de Organizações da Sociedade Civil com atuação na Bacia Hidrográfica do Rio Pindaré.
Em seu primeiro dia o evento acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Matinha a partir das 8h e, durante a tarde, ocorrerá no Centro de Convenções de São João Batista. A mobilização passará ainda nas cidades de Pindaré-Mirim, Santa Luzia, Bom Jesus das Selvas e Açailândia.
Atualmente o Maranhão conta com sete CBHs, sendo eles: CBH do Rio Itapecuru, CBH do Rio Mearim, CBM do Rio Munim, CBH do Rio Periá-Preguiças, CBH do Rio Turiaçu, CBH do Rio das Balsas e Afluentes Maranhenses do Alto Parnaíba e CBH do Rio Pindaré.
Fonte: SEMA.
Assista aos vídeos sobre a degradação do rio Pindaré e sobre os eventos para implantação do Comitê de Bacia.
https://globoplay.globo.com/v/6786723/
https://globoplay.globo.com/v/10393221/