As lanchas e seus comandantes

Autor Expedito Moraes

Os Comandantes eram respeitados e tinham autoridade por onde passavam. Dentro da lancha sua autoridade não podia ser questionada. Sentava-se dentro da cabine de comando ao lado marinheiro e às vezes ouviam ou falavam com um ou outro passageiro.

Até os anos 70, o ir e vir de pessoas de várias regiões do Maranhão para São Luís era uma verdadeira aventura. Neste texto, pretendo ater-me exclusivamente às opções que os baixadeiros tinham até então. Na região dos lagos, baixo Mearim e Pindaré, a única opção era a navegação por esses rios. Dependendo do período do ano e da fase da lua, uma viagem de Pindaré a São Luís poderia durar até três dias, caso não “desse prego” ou encalhasse em alguma croa ou banco de areia.

O tipo de lancha mais comum era de dois toldos, sendo um cobrindo da proa até a popa e outro da proa até a metade do primeiro. Nessas embarcações carregava-se tudo; no convés vinha bode, boi, porco, cofos de galinha, que dividiam espaços com as redes e bagagens dos passageiros imprensados entre a sacaria coberta pelos “encerados” e o segundo toldo.

Quem viajava neste ambiente ficava sujeito ao frio, chuva e “golfadas” da maresia. No porão e convés vinham as sacarias de arroz e babaçu. O calado dessas lanchas variava entre 4 a 6 palmos o que determinava a capacidade de carga (sendo 90% de arroz e babaçu em saco de estopa de 60 quilos), ou seja, a quantidade variava entre 900 a 2.200Kg. Os motores navais dessas lanchas eram de marcas Caterpiller, Bolinder, Mwm, etc. Nessas lanchas a tripulação era composta por 1 comandante, 1 imediato, 3 a 4 marinheiros, 2 motoristas, 4 a 5 moços de convés, 1 cozinheiro e 1 taifeiro.

Uma lancha funcionava como uma empresa, cada tripulante de acordo com a sua categoria tinha função bem específica dentro e fora dela. Um moço de convés fazia as funções do que chamamos hoje nas organizações de “auxiliar de serviços gerais”. Eram responsáveis pela limpeza da embarcação, do atracamento ao desatracamento, pelo bombeamento da água dos porões, arrumação de bagagens e acomodação dos passageiros.

Estes profissionais tinham tarefas inusitadas, em determinadas situações corriam risco de vida. Lembro-me de um caso que ocorreu em uma determinada lancha, numa daquelas noites “de breu”, com chuva torrencial e tempestade, no Canto do Lago, lugar usado como fundeadouro para esperar a maré e poder passar pela tenebrosa Malhadinha sem perigo de encalhar. As croas da Malhadinha são do tipo “areia movediça”. A maré de lua nova vazava e a correnteza era muito forte. O Canto do Lago era um lugar inóspito.

O rio era altamente caudaloso, barrento e ameaçador. Suas margens eram de barreiras altas e lamacentas cheias de galhos e troncos de mangueiros derrubados e arrancados violentamente pela ventania e pororoca. Mesmo assim, em cima das barreiras, ainda, resiste uma floresta esparsa; apesar dos lenhadores que naquela época, diariamente, derrubavam à base do machado os troncos mais frondosos e enchiam seus igarités ou barcos a vela ou motorizados para venderem à ULEM e aos depósitos de materiais de construção. Atrás desses mangueiros estendem-se imensos campos selvagens de capim-açu repletos de serpentes tipo: rabo seco e cascavel.

Em uma determinada madrugada, a escuridão era total, chuva torrencial, a ventania terrível jogava os vagalhões das águas barrentas do rio sobre a proa e convés balançando ameaçadoramente a lancha. Parecia um pesadelo. Não tinha quem ficasse dormindo numa hora dessa. Apesar do ronco do motor e da trovoada ouvia-se os estrondos assustadores dos trovões e os relâmpagos rasgando o céu de cima a baixo. Era imperioso fundear. Durante três ou quatro horas a lancha permaneceria ali até a maré passar e aumentar o volume de água no canal e seguir em direção à “Cidade”. As condições de manobra com todos esses fatores exigia muita perícia do marinheiro e do comandante. O mais grave, ainda, era o “peso d’água” muito forte.

Uma embarcação no meio de uma turbulência dessa, por mais segura e bem construída que fosse, virava uma frágil canoinha. Até mesmo fundeada, senão fora bem amarrada poderia ser arrastada pela correnteza com consequências imprevisíveis. Então, era necessário além do ferro (âncora) amarrar um cabo num mangueiro frondoso em cima da barreira com quase 6 metros de altura, lamacenta e escorregadia.

Nessa ocasião, o moço de convés de plantão era um sujeito forte, truculento, aguardava a lancha aproximar-se o máximo da barreira para pular com o cabo amarrado pela cintura enquanto que outro ficaria no convés para solecar o cabo até este conseguir dar o laço no mangueiro. Este tipo de tarefa exigia do operador algumas técnicas. Estes cabos, ainda, eram de manilha que além de grossos eram bastante pesados e principalmente molhados. Com todos estes ruído, não adiantava gritos ou quaisquer tipo de comunicação com o sujeito, a partir do momento que se atirava de convés abaixo para subir a barreira. Tudo isto, dependia, como guia, de um fraco facho de luz emitida por uma lanterna a pilha.

Pois bem, esse procedimento tinha que ser em frações de segundos, no escuro e com um “pragueiro” medonho. Eram aproximadamente duas horas da manhã. Por volta das sete, o Comandante manda levantar ferro e desamarrar a embarcação. O moço que subiu a barreira pra desamarrar, dá um grito de lá e exibe pra todos verem uma casável de mais de 2 metros morta e amassada ao meio. Com certeza, no escuro e rápido como relâmpago, o moço que amarrou de madrugada, laçou a serpente com mangueiro e tudo. Esse caso ficou famoso na região.

O Rio Pindaré possui múltiplos canais ao longo do seu leito de Cachoeira para baixo. Este tipo de rio, além de sofrer a influência das enchentes, da pororoca, erosão, assoreamento, em determinadas épocas do ano e de acordo com a variação lunar tem seu leito constantemente alterado.

O conhecer essa dinâmica e saber quando e para onde o canal foi deslocado era o principal item do curriculum de um Comandante.

Os Comandantes eram respeitados e tinham autoridade por onde passavam. Dentro da lancha sua autoridade não podia ser questionada. Sentava-se dentro da cabine de comando ao lado marinheiro e às vezes ouviam ou falavam com um ou outro passageiro.

O comandante era assim o único ser dentro daquela embarcação responsável por todas as vidas que ali estavam, por toda a mercadoria transportada e do patrimônio do patrão. Como disse antes, essas lanchas tinham calados medidos em palmos. De modo que variavam entre 4 a 6 palmos. Isto fazia uma tremenda diferença entre elas. Estas medidas definiam a capacidade de carga e tempo do percurso entre São Luís e outras cidades. Por exemplo: a lancha YARA carregava 900 em sacos de 60 kg de arroz, a NAZARÉ DE BELÉM 2.200 sacos. Entretanto, a NAZARÉ fazia 2 viagens, ida e volta entre os CANIVETES e SÃO LUÍS. Em 15 dias só para carregar e descarregar eram necessário 6 dias. A YARA levava 2 dias. Então, enquanto Yara fazia 10 viagens por mês, a NAZARÉ fazia 3 ou 4 viagens.

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