Academias na Baixada, a vez de Bequimão

Foi realizada a primeira reunião para a instalação da Academia de Ciências, Artes e Letras de Bequimão, no dia 21/07/2018, no Espaço Cultural da Livraria AMEI em São Luís. O evento contou com o apoio do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense – FDBM.

Além da presença dos futuros ‘imortais’, o evento contou com a participação dos presidentes das academias de Matinha e de Peri-Mirim: César Brito e Eni Amorim, respectivamente. O evento foi marcado pela presença ilustre de Vavá Melo, da Academia de São Bento, grande entusiasta das academias na Baixada e do forense João Carlos, da Academia de Matinha.

A reunião foi conduzida pela presidente do FDBM, Ana Creusa. Secretariando os trabalho, atuou o advogado Ribeiro Júnior, que se encarregará de minutar uma ata, para fins de registro da exitosa reunião. Iniciou-se a reunião com uma rápida abertura feita pela presidente do FDBM acerca do projeto Academias na Baixada, cujo gestor é o Coordenador do Curso de História da UFMA, Prof. Manoel Barros.

Todos usaram da palavra para fazer uma breve apresentação pessoal e declinar sobre as suas expectativas quanto à instalação da Academia em Bequimão. 

Ao final, enfatizou-se sobre os próximos passos que serão a escolha do nome da academia, dos patronos e membros, bem como a elaboração do estatuto e demais documentos para a constituição da Academia. Também ficou defino que a próxima reunião será em Bequimão, provavelmente no início do mês de setembro.