Peri-Mirim realiza a II reunião preparatória para implantação da Academia

Em 18 de abril de 2018 22:26

Neste domingo, 15 de abril, ocorreu a II reunião para instalação da Academia de Letras, Ciências e Artes de Peri-Mirim, a fim de debater os assuntos constantes da pauta. A reunião foi presidida por Ana Creusa, representando o “Projeto Academias na Baixada” do Fórum da em Defesa da Baixada Maranhense  (FDBM), secretariando os trabalhos, atuou Diêgo Nunes.

A reunião ocorreu em Peri-Mirim e contou com a presença da Secretária de Educação Municipal, Alda Ribeiro. A Secretaria de Cultura enviou representante. O FDBM foi representado por quatro forenses: Ana Creusa, Ana Cléres, Manoel Braga e Vescelau Júnior.

Iniciou-se com uma breve apresentação de todos, em seguida foi lida e aprovada a Ata da reunião do dia 04/03/2018. Foi eleita, por unanimidade, a logomarca apresentada pelo confrade Francisco Viegas Paz. A nomenclatura vencedora foi Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP). Ficou decidido que a proposta do estatuto precisa ser estudada com mais cuidado, a qual será encaminhada aos participantes para estudo. A provação será feita na próxima reunião, marcada para o dia 20/05/2018.

Também ficou decidido que na próxima reunião será eleita a Diretoria Executiva e sorteadas as cadeiras, ocasião em que cada acadêmico apresentará a sua biografia e do seu patrono.

Foi lançada a Campanha para e reedição da obra “Curiosidades Históricas de Peri-Mirim”, sendo lançada uma rifa, cujo valor ser consignado como crédito para a aquisição da obra.

Foi formada uma comissão para estudar a realização de um evento cultural nas férias de julho para as crianças do município.

Ao final, fomos agraciados com um momento cultural denominado “Memórias da Roça”, em que foram apresentados utensílios e artesanatos próprios da Baixada: abano, mensaba, pilão, coco babaçu, caldeirão, rede, socó, tarrafa e outros, seguido de um belo relato histórico realizado pela confrade Eni Amorim. E, para não faltar nada, foi servida uma merenda com bolo de tapioca, café com leite, queijo, mingau de milho e de tapioca.

Destaque-se a organização dos eventos feitos por uma competente comissão, que conta com o entusiasmo de todos, cuja palavra de ordem é: “UNIÃO”.