Dia de Campo na Comunidade de Santa Luzia em Peri-Mirim

Em 28 de agosto de 2019 3:17

O evento será realizado no dia 04 de setembro de 2019, a partir de 7 horas da manhã na Comunidade de Santa Luzia, em Peri-Mirim-MA. A comunidade inclui 10 (dez) famílias de pequenos agricultores que produzem: milho, cebolinha, quiabo, alface, vinagreira, cheiro verde, coentro, melancia, entres outros. A atividade é desenvolvida em parceria com a AGERP – Pinheiro, sob a coordenação do Engenheiro Agrônomo Teresinho Alves, que é natural de Per-Mirim. O trabalho conta com o total apoio do gestor da Agerp – Pinheiro, Rodrigo Belloti e da presidente estadual da Agerp, Loroana Coutinho de Santana.

Agrônomo Teresinho Alves e Daniel, líder da Comunidade

Daniel enfatizou que “antes da intervenção da Agerp, a gente trabalhava como nossos pais e avós, roçando e queimando as árvores, nem se sabia o que era cultivo sustentável, que causava danos ao solo e a produção era pequena. Com as práticas aprendidas, conseguimos melhorias não só para nós, mas para toda a população vizinha que pode olhar e fazer igual”, disse o agricultor, líder comunitário e multiplicador da tecnologia repassada pela Agerp.

Na última segunda-feira (dia 26/08/19), após comunicação com o agrônomo Teresinho, visitaram o local, os representantes da Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP) e a Presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM).

Representantes da Comunidade, da ALCAP e FDBM

Os visitantes ficaram surpresos com a beleza das verduras e hortaliças, cultivadas com a aplicação de técnicas modernas de agricultura e comprometeram-se em divulgar o evento, a fim de que mais pessoas possam conhecer o brilhante trabalho desenvolvido pela Agerp, o qual está sendo muito bem aceito pelas comunidades, além de estar sendo fator de desenvolvimento e segurança alimentar das pessoas.