Conhecendo a Baixada Maranhense

A região é uma das mais ricas do Maranhão em diversidade de vegetação e fauna, mas sofre com os problemas de desenvolvimento.

Para os maranhenses, o termo Baixada é bastante conhecido e muito utilizado principalmente pelas pessoas provenientes desta região e espalhadas pelo restante do estado. Mas o que é realmente a Baixada Maranhense e o que ela representa para o Maranhão? A Baixada Maranhense localiza-se no extremo norte do estado do Maranhão, abrange 21 municípios e tem 1.775.035,6 hectares de extensão. Pinheiro, com uma população de 78 mil pessoas, é considerado o município mais populoso entre os que integram esta região.

É composta por 21 municípios – Anajatuba, Arari, Bela Vista do Maranhão, Cajari, Conceição do La- go-Açu, Igarapé do Meio, Matinha, Monção, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Penalva, Peri-mirim, Pinheiro, Presidente Sarney, Santa Helena, São Bento, São João Batista, São Vicente Férrer, Viana e Vitória do Mearim.

3 opiniões sobre “Conhecendo a Baixada Maranhense

  • 11 de junho de 2020 em 23:20
    Permalink

    Eu, como natural da Baixada Maranhense, com raízes e embrião no Município de Pinheiro, quero registrar aqui a minha dedicação e apreço aos valores dos nossos povos deste rico território maranhense; com belezas exorbitantes dos nossos lagos, lagoas, rios, igarapés, campos, campinas e florestas, que constituem um “labirinto natural”, ao olho nu, das pessoas presentes. Por ser tão importante este “Bioma”, com seus ecossistemas; escrevi e publiquei matéria e livro intitulado BAIXADA MARANHENSE, que está a venda na Livraria AMEI, Livraria Vozes (Shop São Luís e Rua do Sol); São Luís/MA. Leitor maranhense precisa lê esse livro.

  • 25 de agosto de 2020 em 21:10
    Permalink

    Agradecemos pelas informações,

  • 25 de agosto de 2020 em 21:10
    Permalink

    Agradecemos pelas informações.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: